O Ladrão de Raios, de Rick Riordan

Última atualização: 29 de novembro de 2023.

Da série Percy Jackson e os Olimpianos

Eis um excelente livro de aventura para mentes jovens.

Percy Jackson (o herói da trama) é um menino de doze anos que tem dislexia e déficit de atenção (TDH), além de viver se metendo em encrencas na escola. O protagonista mora com sua mãe, Sally Jackson, e seu padrasto malvado, Gabe Ugliano. Ele nunca conheceu seu pai biológico e, por isso, se sente rejeitado por ele. Descobre, contudo, que não é apenas humano, é, deveras, um semideus, filho de Poseidon (o deus do mar) com uma humana.

Uma missão é dada a ele, com o fim de encontrar o raio-mestre de Zeus, o rei dos deuses e seu tio, que foi roubado por alguém. O raio é a arma mais poderosa do Olimpo e sua falta pode provocar uma guerra entre os deuses. Percy tem que achar o raio e devolvê-lo a Zeus antes do solstício de verão, senão ele será acusado de ser o ladrão e seu pai será castigado.

Percy, então, vai ao Acampamento Meio-Sangue, um lugar seguro para os filhos dos deuses gregos. Lá, ele conhece Quíron, o centauro que é o diretor do acampamento, e Annabeth Chase, uma semideia (ninfa) filha de Atena que se torna sua amiga. Ele descobre, todavia, que ele é o principal suspeito de ter roubado o raio de Zeus!

Inicia-se, por isso, uma viagem pelos Estados Unidos, na qual Percy é acompanhado por Grover e Annabeth, com o intuito de cumprir a missão. Para tanto, os personagens enfrentam vários monstros mitológicos e armadilhas pelo caminho. Eles também recebem ajuda e presentes dos deuses, como um escudo de Atena, um tênis alado de Hermes e uma mochila mágica de Ares. Eles descobrem que o verdadeiro ladrão do raio é Luke Castellan, um semideus filho de Hermes que se revoltou contra os deuses e se juntou ao titã Cronos.

As pretensões são conseguir pegar o raio e entregá-lo a Zeus no Empire State Building (onde ficaria a entrada para o Olimpo), assim como resgatar sua mãe das mãos de Hades, o deus dos mortos, que a tinha sequestrado, sendo o enfrentamento com Luke o grande desafio.

O livro, escrito por Rick Riordan, deu origem a outras obras derivadas, como filmes e um romance gráfico. 

O filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi lançado em 2010, dirigido por Chris Columbus e estrelado por Logan Lerman como Percy Jackson, Alexandra Daddario como Annabeth Chase e Brandon T. Jackson como Grover Underwood. Segue a história do livro, mas com algumas mudanças e cortes e, por isso, recebeu críticas mistas dos colunistas e dos fãs do livro, que apontaram as diferenças entre as duas obras e a falta de fidelidade à mitologia grega. O filme arrecadou cerca de 226 milhões de dólares nas bilheterias mundiais.

O romance gráfico The Lightning Thief: The Graphic Novel foi lançado em 2010, adaptado por Robert Venditti e ilustrado por Attila Futaki e José Villarrubia. Segue a história do livro, mas com algumas simplificações e omissões. O romance gráfico recebeu críticas positivas dos leitores e dos fãs do livro, que elogiaram os desenhos e a fidelidade à obra original, tendo sido um sucesso de vendas, além de ter ganho o prêmio de melhor adaptação gráfica da School Library Journal em 2011.

Outras obras derivadas de O Ladrão de Raios são os jogos eletrônicos baseados no filme, como Percy Jackson and the Olympians: The Lightning Thief para Nintendo DS e Percy Jackson and the Olympians: The Lightning Thief para Wii, ambos lançados em 2010. Os jogos seguem a história do filme, mas com algumas adições e modificações. Os jogos receberam críticas negativas dos jogadores e dos fãs do livro, que criticaram os gráficos, a jogabilidade e a falta de originalidade, além de não terem tido um bom desempenho comercial.

A obra apresenta vários elementos da mitologia grega, como, por exemplo:

Os deuses do Olimpo: são as divindades que governam o mundo e têm poderes sobrepostos aos elementos naturais, como Zeus (deus do céu e do raio), Poseidon (deus do mar e dos terremotos) e Hades (deus dos mortos e do submundo). Eles também têm personalidades e conflitos entre si, como a rivalidade entre Zeus e Poseidon ou o ciúme de Hera (deusa do casamento e esposa de Zeus). Eles interagem com os humanos e geram filhos semideuses com eles.

Os semideuses: são os filhos dos deuses com os humanos, que herdam alguns dos poderes e características de seus pais divinos. Eles são chamados de heróis na mitologia grega e costumam ter destinos extraordinários ou trágicos. Alguns exemplos são Hércules (filho de Zeus), Perseu (filho de Zeus) e Teseu (filho de Poseidon). No livro, Percy Jackson é um semideus filho de Poseidon e tem habilidades relacionadas à água, como respirar debaixo d’água, controlar as correntes marítimas e falar com os animais aquáticos.

Os monstros: são as criaturas fantásticas que habitam o mundo mitológico e representam perigos ou desafios para os heróis. Alguns exemplos são a Medusa (uma mulher com cabelos de serpentes que petrifica quem olha em seus olhos), o Minotauro (um homem com cabeça de touro que habita um labirinto) e a Hidra (uma serpente gigante com várias cabeças que se regeneram quando cortadas). No livro, Percy Jackson enfrenta vários monstros em sua missão, como a Fúria (uma serva de Hades que se disfarça de professora), o Cão Infernal (um cão gigante que guarda o submundo) e a Quimera (um monstro com cabeça de leão, corpo de cabra e cauda de serpente).

Os artefatos: são os objetos mágicos que têm origem ou ligação com os deuses ou os heróis da mitologia grega. Alguns exemplos são o raio-mestre de Zeus (a arma mais poderosa do Olimpo que é roubada no livro), o elmo das trevas de Hades (um capacete que torna o usuário invisível) e o escudo Égide de Atena (um escudo com a cabeça da Medusa que causa terror nos inimigos). No livro, Percy Jackson usa ou recebe vários artefatos em sua missão, como a espada Contracorrente (uma caneta que se transforma em uma espada feita de bronze celestial), o tênis alado de Hermes (um par de tênis que permite ao usuário voar) e a mochila mágica de Ares (uma mochila que contém vários itens úteis ou perigosos).

———-Fim———-

Post Scriptum:

Referências:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Rolar para cima