5 Sites Incríveis para Jovens e Adultos – v. 01

Última atualização: 29 de novembro de 2023.

Cinco Sites Incríveis para Jovens – Vol. 01: Duolingo e Outros.

A Internet é um incrível universo de possibilidades para os negócios, com uma grande dosagem de bobagens generalizadas de todo tipo, principalmente proveniente de parte das redes sociais. O mundo virtual passou a refletir a natureza humana, com seus acertos, erros e equívocos de todo naipe. Porém, existe sim um mar de possibilidades para os programadores e algumas dessas construções virtuais são dotadas de elevado grau de virtude, unindo diversão e educação. Separamos cinco bons sites para crianças e jovens adolescentes, em que até adultos bem-humorados e com a mente ainda afiada conseguem se divertir.

Este é o primeiro volume de reviews de sites da web em que vamos tentar separar o joio do trigo. Todas as opções abaixo são gratuitas e proporcionam uma experiência interessante para o usuário virtual.


WORLD GEOGRAPHY GAMES

(https://world-geography-games.com/)

Para aqueles que gostam de geografia e querem exercitar a memorização das capitais, bandeiras, desertos do mundo inteiro, camadas da atmosfera, camadas geológicas, oceanos, regiões, ilhas e montanhas (dentre outros aspectos do planeta), o WORLD-GEOGRAPHY-GAMES.COM é uma incrível opção. Você provavelmente vai se viciar em saber todas as capitais dos estados americanos, assim como a exata posição geográfica dos países da África.

Caso o internauta pense que conhece geografia, o jogo provará suas inabilidades; o exercício de entender onde exatamente os países são localizados no mapa com certeza é um dos melhores e mais indicados pelo SCRIBASE, dado que exigirá da sua memória e noção de localização geográfica.

Outro bom exercício mental é descobrir a localização e as capitais das famosas ilhas caribenhas e chegar, ao final, à conclusão de que o mundo é maior do que o cabe em nossos parcos neurônios.


A ESCALA DO UNIVERSO (THE SCALE OF THE UNIVERSE 2)

(https://htwins.net/)

Com a Escala do Universo, faremos a viagem para dentro e para fora da perspectiva de uma pessoa, com a representação gráfica tridimensional das escalas e proporções de diversos elementos do Universo. Certeza quase absoluta que a inspiração veio do filme Innerspace (Viagem Insólita). Disponível em diversos idiomas, mostra o que seria o “comprimento de plank”, a espessura de uma espuma quântica, passando por neutrino de alta energia, quark charm, nêutron, próton e elétron, núcleos atômicos, comprimento de uma onda da radiação gama, a largura do cabelo humano, óvulo (eu não sabia que um óvulo poderia ser visto a olho nu, será?), o tamanho do Texas (quase o mesmo do planeta-anão Ceres).

“Eu tive medo”. A verdade é que o site não é daqueles em que você vai voltar sempre, mas deve vê-lo no mínimo uma vez em sua vida. Poderia constar da lista de “Os 100 sites que você deve ver antes de morrer”, a la livro com título semelhante.

Vale a pena conferir numa tarde de domingo, no intervalo da partida de seu time favorito. É possível que torcedores fanáticos não o façam.

Demonstra, de modo simples e em 3D, um pouco da complexidade e das incríveis proporções do Universo.


DUOLINGO

(https://pt.duolingo.com/)

O Duo é com certeza o site/app mais famoso e forte da lista. O SCRIBASE é fã do Duo e pratica vários idiomas, tendo se aprofundado em alguns. O objetivo final é, sim, aprender um idioma. Mas, o que faz a fama do Duo é ser um jogo divertido em que, de quebra, você poderá aprender um idioma e exercitar sua mente possivelmente travada (brincadeirinha…).

O método é de jogo virtual com inúmeras repetições, uma espécie conhecida entre os concurseiros como “flash cards”, só que aplicado de forma progressiva e com formação de ligas on-line. Aberta a liga (é semanalmente aberta aos domingos), aqueles que mais pontuarem (os três primeiros) ganham uma “medalha virtual”, sendo esta registrada em seu histórico.

Apesar das críticas empreendidas por alguns, o Duo pode até não fazer o estudante ficar fluente em um idioma, porém, proporcionará, de forma gratuita, a possibilidade de evolução no aprendizado, com o entendimento de regras gramaticais, pronúncia de palavras e construção de frases – quando o estudante erra, perde pontos, fazendo com que tenha que repetir a mesma questão diversas outras vezes, até que o conteúdo seja fixado, havendo a possibilidade de pular de nível quando já dominada aquele patamar de aprendizado, principalmente com as funcionalidades adicionais do plano pago.

O Duolingo não é um método definitivo e existem programas concorrentes, como são o LingQ e o Mondly, que têm abordagens diferentes (e possivelmente melhores), porém, como alternativa gratuita e divertida, cremos ser o melhor.

No módulo pago (Duolingo PLUS), que em geral pode ser encontrado em sensíveis promoções em algumas épocas do ano, como na Black Friday, o app é ainda melhor, destravando funcionalidades extras e excluindo as propagandas.

Quantas e quais são as Ligas do Duolingo?

As ligas empolgam aquelas pessoas que precisam de incentivo para melhorar o desempenho, existindo atualmente 10 delas, sendo a mais disputada a última: a Diamante. Nas ligas, pode-se subir de divisão, permanecer ou cair para a divisão anterior, como num campeonato de futebol.

São as seguintes as Ligas do Duolingo: Bronze, Prata, Ouro, Safira, Rubi, Esmeralda, Ametista, Pérola, Obsidiana e Diamante. Permanecer na Liga Diamante (Diamond) é um grande desafio e quem está iniciando só conseguirá atingi-la depois de pelo menos dez semanas – o que, por si só, é bastante difícil, posto que certamente o estudante repetirá algumas ligas, ou mesmo cairá de divisão em sua jornada. Permanecer na Liga Obsidiana é um pouco mais fácil e menos “louco”, preferência do SCRIBASE. Atualmente, a pontuação para permanecer na Liga Diamante tem aumentado, o que faz com que seja difícil para quem tem muitos afazeres, dado o tempo de tela necessário para permanecer em tal divisão. O SCRIBASE tem caído de divisão vez por outra. Mas, se ainda não praticas, não pense na Liga Diamante, terás um longo caminho pela frente.

Há uma série de bonificações e pontuações (como é o caso da quantidade de XP) para incentivar os participantes a não desistir.

Temos algumas críticas ao Duolingo e até algumas sugestões. Comecemos a exercitar nosso poder imaginativo (indicando possíveis soluções ao Duo 😎, para melhoria do app – somos ousados):

o modelo de conquista de streak (ou ofensiva), atualmente adotado, poderia melhorar. A ofensiva do jogador aumentará à medida em que a prática seja diária, cada dia contando como um ponto na ofensiva. Alguém que, por exemplo, amealhe cem dias de ofensiva, caso tenha uma semana difícil de trabalho em sua vida real e não consiga jogar por alguns dias seguidos, pode simplesmente perder totalmente a respectiva pontuação, e isso é obviamente frustrante! Você logo compreenderá o conceito de “ofensiva” e porque não gostará de perder. Logo, nossa sugestão é que o Duo diminua sua “crueldade”, a ofensiva poderia simplesmente ir diminuindo, digamos, em dobro relativamente ao número de dias em que o jogador se mantivesse parado, ao invés do participante ser tecnicamente “liquidado”. Imaginemos, no primeiro dia parado, diminuiria dois dias de ofensiva, no segundo dia, diminuiria quatro dias, no terceiro dia, diminuiria seis dias, e assim sucessivamente. Dessa forma, quando o jogador visse seus dias de ofensiva diminuindo progressivamente, ainda teria possibilidade de retomá-los. Gostou da sugestão? Não temos o contato dos desenvolvedores, portanto, se o caro leitor os conhece, fique à vontade para levar as sugestões à equipe, caso ache-as interessantes 😃.

Como é, na verdade, atualmente: quando o estudante deixa de praticar por três dias consecutivos, sua pontuação de ofensiva simplesmente zera (com exceção da possibilidade de assinar, em período subsequente, o plano PLUS e recuperá-la), havendo consequentemente desincentivo à continuidade da prática, levando em conta a frustração do jogador-estudante, algo que o SCRIBASE já experimentou 🤪. Certo, tudo bem, Ok, é direito do Duo monetizar seu empreendimento conseguindo clientes para o plano pago, mas fica a sugestão de todo modo…

Você, leitor, que talvez nunca tenha jogado está se perguntando: esse jogo é “viciante”? A resposta é: sim, provavelmente. Um “vício” bom, entretanto, dado que intelectual. Pelo menos, você vai iniciar na jornada de aprendizado de um novo idioma, e, quiçá, se aprofundar bastante nele.

Atingir 100.000 (cem mil pontos) parece ser uma tarefa quase impossível no início, porém, não é tão difícil assim quando se percebe que o processo de aprendizado de idiomas é algo que leva tempo, e funciona num passo a passo contínuo e progressivo. Esqueça, não é uma corrida de cem metros rasos! No entanto, é gratificante ao final da jornada.

Muitos não acessam as abas da comunidade (as bandeirinhas), lugar no qual os especialistas nos idiomas, os verdadeiros poliglotas, tiram as dúvidas dos iniciantes; e é lá o lugar em que, de fato, se aprender as regras dos idiomas, os “porquês”.

O arsenal de linguagens ofertadas é grande, principalmente se o jogador já dominar o inglês e fizer uma outra a partir daquela. Vai de vietnamita, a hindi, ucraniano, chinês, russo, grego, hebreu, japonês, turco etc., fora os mais estudados, como inglês, espanhol e francês.

Por fim, é interessante registrar que, quando se acessa o site pelo notebook ou PC, obtem-se acesso a todas as funções do aplicativo sem perder vidas ou lingots, e ainda, de forma gratuita. O jogo pago (PLUS), por meio do app, é voltado principalmente para os smartphones e tablets, preferência geral do público.


SOLAR SYSTEM SCOPE

(https://www.solarsystemscope.com/)

Para quem gosta de Cosmologia, aqueles que são os fãs de Cosmos (livro escrito pelo cientista Carl Sagan, ocasião em que, desde já, deixamos prometido um review neste site), sejam ou não cientistas, o SOLAR SYSTEM SCOPE, ativo desde 2011, é simplesmente especial e excepcional (e talvez você sequer conhecesse). Também deve agradar até àqueles que não têm a curiosidade aguçada para degustar a imensidão do universo, os quais se verão emergidos na sua imensidão descomunal. É lógico que degustar a imensidão do Sistema Solar através de uma luneta ou telescópio é incrível, entrementes, não dá para passear pelo universo como o SOLAR SYSTEM SCOPE permite.

O site mais se assemelha a um passeio virtual, no entanto, tem ainda mais. Têm informações. Não se restringe ao Sistema Solar, não obstante ser seu foco. Conhecer informações sobre Ceres, Haumeia, Makemake, Marte, Saturno e Júpiter já dá um bom passeio. Se você já é “um pouco mais experiente na vida”, possivelmente não conhece o nome destes planetas anões recentemente descobertos, catalogados e divulgados pelos cientistas. Atualmente, totalmente acessível em português, existem algumas partes em inglês, o que não deverá desestimular o curioso.

O internauta descobrirá, por exemplo, que Júpiter conta com 79 (setenta e nove) luas catalogadas! Dentre as mais famosas, temos Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

“Cosmos is a Greek word for the order of the universe. It is, in a way, the opposite of Chaos. It implies the deep interconnectedness of all things. It conveys awe for the intricate and subtle way in which the universe is put together.”

(Carl Sagan)

Ao visitar o site para coletar informações para este post, a frase acima de Carl Sagan estava escrita no monitor (Tradução: “Cosmos é uma palavra grega para a ordem do universo. É, de certa forma, o oposto do Caos. Implica a profunda interconexão de todas as coisas. Ele transmite admiração pela maneira intrincada e sutil em que o universo é montado.”).

O site indica os observatórios espaciais próximos ao visitante (é sempre interessante consultar quanto aos horários de funcionamento pelo Google ou em site próprio), disponibiliza venda de camisetas e canecas, assim como uma spacepedia (enciclopédia espacial).

Por meio do SkyDiary o internauta conseguiria identificar o que ocorre nos céus no mês subsequente, quais os planetas visíveis e as fases da lua. Contudo, é de se observar que a atualização foi apenas até julho de 2020. Resta saber se o SOLAR SYSTEM ainda está tendo atualizações frequentes. Ficaremos de olho.

Abaixo, uma janela virtual interativa para o site:


LICHESS

(https://lichess.org/)

Um ótimo site para iniciar ou aperfeiçoar sua jornada no xadrez, o LICHESS.ORG proporciona uma boa experiência gratuita. Em geral, basta entrar no site, registrar-se e começar a jogar. Se você não tiver com suas estratégias em dia, provavelmente começará levando boas surras; o início não será fácil. Jovens, adultos e anônimos de todo o mundo se reúnem para jogar com outras pessoas reais.

No caso das crianças, há que se ter bastante cuidado com os chats. Como qualquer site acessível mundialmente, se você souber falar inglês, melhor – porém, não é imprescindível. O aplicativo, é lógico, pede para que as pessoas não utilizem bots para melhorar seu desempenho, sob pena de banimento, pois, é claro, isto constituiria uma espécie de fraude e uma tentativa de burla e alcance de pontos extras irregularmente, algo que não se deve confiar que não ocorra 100% das vezes. As suspeitas, porém, podem ser investigadas pelos desenvolvedores. O jogador vai acumulando uma pontuação histórica. Você vai gostar tanto que passará a estudar um pouco as jogadas dos grandes enxadristas.

Caso a sua intenção seja assistir alguns dos bons jogos, há esta opção. O próprio site afirma que as partidas são jogadas e assistidas em tempo real vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana (24/7); e que o seu código é “aberto e livre de lixo eletrônico que atormenta em outros sites.”

———-Fim———-

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »
Rolar para cima